Faça uma doação para manter nosso projeto!
PDF Imprimir E-mail

Os 3 Erros que Os "Levitas" devem Evitar.


Textos de Introdução (Quebra Gelo):"Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina." Provérbios 9:9"Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido." Provérbios 8:10

"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio". Provérbios 19:20
Texto para Meditação do Titulo deste Estudo:"Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." - João 4: 20 - 24
1º ERRO: Achar que levita é só quem canta e toca.. Todos que servem no Templo (Igreja) desde o faxineiro passando por diáconos, ministros de louvor, instrumentistas, pregadores até o zelador, são Levitas.

2º ERRO: Achar que a adoração no culto cessa quando ele para de cantar e tocar.. Adoração, é sobre tudo, ter um estilo de vida que exalta Deus através desse viver diário, é todo o processo envolvido na liturgia do culto, ou seja, tudo que é feito no culto é para ser manifestação de adoração. Por exemplo: Adoramos cantando e tocando, dançando e saltando, também em silêncio meditando, dizimando e ofertando, pregando ou ouvindo. Quando faço cada uma dessas coisas no culto eu estou adorando. Então a adoração, não termina quando acaba a música, ali só estamos na metade do caminho, pois a presença e a vontade de Deus se tornam claras no próximo passo-quando eu adoro ouvindo Sua Palavra.

3º ERRO: Achar que não é preciso conhecer a Deus, através dos meios didáticos (Escola Dominical, Instituto Teológico, Culto de Doutrina e etc..)Para o Adorar.. Jesus no verso 22 disse que quem está discutindo o lugar da adoração na verdade adora o que não conhece. Nós porém adoramos O QUE CONHECEMOS, porque para toda atitude externa demonstrada no culto, deve primeiro, ter se originado no nosso interior, pois conhecendo Deus através da Sua Palavra, aprendo que o verdadeiro adorador, adora em espírito e em verdade, e então todas as letras que eu cantar, tudo o que eu fizer no culto, será come entendimento.

Quando eu participo da Escola Bíblica, do Instituto Teológico ou Culto de Doutrina, eu estou conhecendo àquele a quem vou Adorar.
Origem e Aplicação do Termo Levita:LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR.

"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34)Veja o que lemos: O nome daquele de onde se originou a tribo dos levitas significa unir; vemos agora que essa união referida pelo texto acima se trata da união do esposo com a esposa.

Tipologicamente falando, podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a Esposa (Igreja) ao esposo (Deus).Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx.32.26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos.

Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Núm. capítulos.3, 4, 8, 18).

Não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças. Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm.16.23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical.

Em I Crônicas (9.14-33; 23.1-32; 25.1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5.13; 34.12). Os levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25.1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel.

Podemos usar o termo Levita para quem não é da tribo de Levi?. Quando dizemos hoje que somos levitas alguém pode perguntar como podemos nos denominar levitas se não somos da Tribo de Levi. Podemos utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas".

O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo.Havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e se demorava ali. (Juízes 17:7 RA)O levita de Mica veio de Belém e era da família de Judá. Como poderia ser ele levita sendo de Judá e não da tribo de Levi??!!

O levita, neste texto pode ser um exemplo da possibilidade de que indivíduos de outras tribos podiam, durante algum período, unir-se a tribo sacerdotal. Há ainda alguma evidência de que o termo levita fosse um título funcional com o sentido de alguém obrigado por voto, alem de servir como designação de uma tribo.

O levita do Velho Testamento é a figura do servo no Novo Testamento, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do senhor.Pois Hebreus 10:1, diz a respeito das coisas do Antigo concerto que:

"PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam."

mini4

Pastor Rodrigo Martins de Oliveira

Professor de  Escatologia Bíblica ITQ Juiz de Fora MG

Vice -diretor ITQ Juiz de Fora MG

Possui 10 DVD´s gravados de Palestras sobre Escatologia Biblica, e está em 3 edições da Revista impressa Foursquare com seu artigos.

 
 




--
Ouvi uma frase que mexeu comigo: "Na vida o que realmente importa, é a gente saber com quem se pode contar"

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Banner